Em
vez de analisar apenas preço, hoje o consumidor valoriza empresas que vendem
produtos e serviços que agregam responsabilidade social em suas atividades
Promover ações sustentáveis, incentivar a adoção de animais abandonados,
promover a economia de energia. Essas são algumas das práticas de
responsabilidade que agregam valor a produtos e serviços. Se até a década de
90, apenas o preço era levado em conta, hoje consumidores mais conscientes
preferem empresas que dão retorno à sociedade, além de apenas fazer comércio.
Uma pesquisa da Bain (2021), uma consultoria global, mostrou que a
maioria dos clientes considera a sustentabilidade um critério importante na
hora da compra. Análise feita com cerca de cinco mil pessoas apontou que 42%
frequentemente compram de empresas comprometidas com o meio ambiente; 18%
escolhem empresas baseado em critérios de produtos, mas às vezes compram de
empresas comprometidas com o meio ambiente; 17% às vezes compram de empresas
comprometidas com o meio ambiente; 12% somente compram de empresas
comprometidas com o meio ambiente e 10%
escolhem empresas baseado em critérios de produto, como preço, qualidade, entre
outros.
Em Goiás, algumas empresas investem na área. Um exemplo dessa preocupação
com a responsabilidade social e ambiental é o Programa Opyt de Negócios
Transformadores e Experimentos Sociais, Pontes, que consiste no desenvolvimento
de três projetos em diferentes áreas. Entre eles, está o incentivo à arte
através do patrocínio da galeria a céu aberto em Trindade com 16 murais do
artista plástico Fábio Gomes. O artista usou a natureza na composição das obras
e chamou a atenção grandes nomes como a atriz norte-americana Viola Davis e da
mãe da cantora Beyoncé, Tina Knowles, que replicaram em suas redes sociais com
admiração a sensibilidade de Fábio.
O Compostô é um projeto
que recolhe resíduos orgânicos em Inhumas e Itauçu para a transformação, por
meio da compostagem, em adubo. Os clientes da Opyt, que aderem ao projeto,
recebem um kit (recipiente de coleta e saco compostável feito de fibra de
mandioca) e toda a orientação para fazer o processo de compostagem em casa.
Esse material é recolhido e transformado em adubo por instituições parceiras.
Posteriormente esse adubo volta para a casa do cliente ou, se ele preferir,
pode receber em troca uma muda de hortaliça.
Em parceria com a ONG SOS animais, de Inhumas, a Opyt criou a Pró-Animais
para distribuir comedouros e bebedouros para os animais de rua em situação de
vulnerabilidade, além de promover feiras de adoção de cães e gatos.
“Poder agregar a
cidade em que estamos inseridos é uma forma de retribuir a receptividade dos
nossos clientes, fornecedores e colaboradores. Realizamos estas ações para
promover experiências inesquecíveis e estimular o pensamento crítico, social e
ambiental. É gratificante realizar ‘Pontes’ que conectam sonhos e sua
realização”, diz Lucas Chalub, coordenador de marketing da Opyt.
A EBM Desenvolvimento Imobiliário colabora com a educação com o Programa
Pilar Social, que presta assistência a instituições educacionais de diferentes
regiões do Brasil, em que há atuação da empresa, entre eles Goiânia e
Aparecida. No ano passado, o valor chegou a R$ 130 mil arrecadados. “Nós nos
preocupamos não só em construir empreendimentos de excelência, mas também em
construir um futuro melhor, com educação de qualidade”, afirma Lohanne Assis,
coordenadora de comunicação da EBM e presidente do comitê de responsabilidade
social.
O Bougainville desenvolve e apoia diversas campanhas sociais, uma
delas, que repercutiu recentemente, foi o trabalho voltado ao autismo, um
transtorno de neurodesenvolvimento presente em 1 a cada 54 crianças, de acordo
com o boletim de março de 2020 do Center of Diseases Control and Prevention
(CDC). Com o objetivo de levar
informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os
indivíduos que apresentam o transtorno, o shopping estabeleceu uma parceria com
o Projeto Caminhando Pela Infância. Na ocasião a equipe administrativa e de
atendimento ao cliente do centro comercial recebeu um treinamento sobre como
atender melhor clientes autistas, além dos direitos e deveres desse público.
Além disso, o Bougainville promoveu neste ano uma exposição com 39
telas pintadas por crianças autistas e realizou no shopping o lançamento do
livro “Os 21 Segredos do Transtorno do Espectro Autista”, obra de alunos da
Escola e Atividades Terapêuticas Centro de Desenvolvimento Infantil Caminhando
Pela Infância. Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social da
Prefeitura de Goiânia, os clientes também puderam realizar o cadastro da
identificação do autista (CIA) no centro comercial. “Além dos eventos, passamos
a ter a disposição da nossa equipe de primeiros socorros, um kit com itens
necessários em caso de uma crise envolvendo uma pessoa com o Transtorno do
Espectro Autista”, comenta a head de marketing do shopping, Amanda Starling.